Campanhas no Spotify como estratégia de Marketing

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Letícia Mattos
11/04/2019

 

Lançado em 2008, o Spotify hoje é considerado o maior serviço de streaming do mundo. A plataforma possibilita ao usuário, em tempo real, ouvir músicas, podcasts e assistir vídeos por meio de dois modelos de perfis: a versão gratuita e a versão premium.

Apesar de ser lançado na Suécia, o Spotify levou um bom tempo para conseguir alcance mundial. Somente em 2014 chegou em território brasileiro e, hoje, está disponível em mais de 61 países no mundo.

Com toda a atratividade que conta para seus usuários, o Spotify também vem sendo uma ótima ferramenta de divulgação para as marcas. Além dos anúncios na versão gratuita, como vinhetas e banners de vídeo, as playlists de artistas e de marcas ganham peso e aumentam cada vez mais seu público. A divulgação de festivais de música, por exemplo, foi uma dos primeiros formatos a ganhar força por meio do Spotify.

Porém, as playlists são a grande sacada do momento. Diversas marcas ganham visibilidade com playlists específicas criadas para divulgar um perfil, atraindo o público por meio da música. O Cabify, por exemplo, aproveitou o carnaval para criar playlists para divulgar descontos a serem utilizado nas viagens durante a folia, focando, principalmente, no carnaval de rua.

Outro artifício que entrou em ascensão no aplicativo, foram os podcasts, que ganharam espaço entre o público e conquistaram espaço na lista dos mais ouvidos da plataforma.

Aproveitando o espaço, diversas empresas estão criando contas para se aproximar do público no aplicativo. O Banco Bradesco por exemplo, está em destaque na plataforma como um dos patrocinadores do podcast “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes”. Até mesmo a tradicional Folha de S. Paulo colocou seu conteúdo para o público no “Café da Manhã”, com comentários sobre as principais notícias do dia.

Na Silo, já trabalhamos algumas vezes com a opção de playlists personalizadas. Nossa última ação foi em conjunto com a Syngenta, líder no setor de defensores agrícolas, que apostou no Spotify ao estruturar a campanha “Quão agro você é?”, em comemoração ao aniversário de 18 anos da empresa.

Na mecânica da campanha, o usuário acessava o site quaoagro.vc e respondia a um quiz que lhe daria, como resultado, o nível de conhecimento sobre o mundo agro que ele demonstrava ter. Ao final, o mesmo poderia acessar uma playlist do Spotify pensada especialmente para cada perfil. Foram, ao todo, 18 mil cliques no site e o quiz teve engajamento de 69,04%.

 

Seja para a música ou para a publicidade, o Spotify continua em evolução disponibilizando um conteúdo diversificado e direcionado para cada público, com diversas possibilidades de atingi-lo. Já encontrou a sua?