Google aposta em anúncios para o Google Imagens

Home / All  / News  / Google aposta em anúncios para o Google Imagens

Fernanda Andrade
15/03/2019

 

“Dar um Google” é uma expressão que se tornou cada vez mais popular com o passar dos anos. Somente em 2018, 62,6% de todas as pesquisas realizadas na internet foram feitas no Google, tanto em versão mobile, quanto para navegadores e aplicativos.

A mesma pesquisa (realizada pela Sparktoro com dados da Jumpshot) revela ainda que o segundo mecanismo de busca mais utilizado, com 22,6%, não é nenhum de seus concorrentes, mas sim, uma categoria do próprio buscador: o Google Imagens.

Essa porcentagem, entretanto, poderia ser ainda maior se levarmos em consideração que grande parte das buscas em que o usuário é direcionado para o Google Imagens começam no buscador do Google e não são realizadas diretamente na sessão correta.

Esses números podem ser uma das explicações para o último anúncio feito pela empresa. Agora aqueles que utilizarem a categoria de buscas, poderão encontrar anúncios de compra no Google Imagens e, ao tocar no ícone de marca de compras no canto inferior direito da imagem para ver os detalhes de todos os itens compráveis dentro do quadro.

A opção de descoberta de produtos é uma novidade de produto para que as marcas alcancem consumidores que estejam pesquisando no Google Imagens. Esse formato de tagueamento das imagens, entretanto, já é conhecido por usuários de redes sociais como o Pinterest e o Instagram, que lançaram a então novidade em 2016 e 2018, respectivamente.

Uma possível explicação para o lançamento desse formato no Google, apenas agora, é o anúncio de que o Pinterest estaria cogitando, ao final desse ano, abrir seu capital.

Atualmente, o Google testa o formato em consultas e buscas relacionadas a assuntos específicos, como “ideias de home office”, “designs de azulejos de chuveiro” e “arte abstrata”, por exemplo.