O futuro incerto nas operações digitais

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Henrique Prado
17/04/2019

 

No início de 2006 eu tinha acabado de entrar na faculdade de publicidade. Era um garoto que caiu ali, meio que por acaso, e tinha uma impressão sobre a publicidade que era extremamente limitada. Como vim do meio gráfico, criar campanhas de sucesso era uma tarefa quase toda feita pelo que, depois vim a entender, era a função do diretor de arte.

Ao decorrer do meu estágio em uma pequena agência de Recife, entendi como era a organização de uma agência de publicidade. Mas claro que hoje, atuando dentro do universo digital, pouco daquela organização setorial se mantém. Áreas como Monitoramento, SAC 2.0, Mídia de Performance e SEO, ganharam relevância e foram se desplugando da estrutura original.

Aqueles que antes tinham funções muito claras – como Atendimento, Mídia, Planejamento, Redação, Criação e Produção Gráfica – hoje têm uma relação turva e muitas vezes sobreposta às funções do publicitário digital.

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